top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlex Lemos

Ansiedade ou Expectativa?

Lendo o Salmo 27 percebi uma dinâmica interessante na oração de Davi e que pode nos ensinar muita coisa. Ele está sofrendo, sendo oprimido pelos seus inimigos, mas começa sua oração fazendo declarações belíssimas de que o SENHOR é luz, salvação e fortaleza. Em um momento o poeta chora o "dia da adversidade", mas logo se ergue com palavras de total confiança no seu Deus.


Então está tudo resolvido? Não! O perigo de uma guerra se levantar continua sendo real, mas ele não clama pelo fim da guerra, ele clama por um abrigo seguro: "Que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida." Uma tradução para "morar" é "sentar e ficar". Estar na "Casa do SENHOR" é estar na presença de Deus. Ele só queria sentar, contemplar a beleza do SENHOR e pensar nEle. Esse é o verdadeiro esconderijo para Davi. O que realmente importa é se estamos abrigados em Deus, contemplando quem Ele é. Buscar as soluções é o caminho natural, mas o SENHOR fala ao coração aflito do poeta "busque a minha presença".


Mas e então? Os problemas acabaram? Não, ainda não. A dinâmica continua. Os inimigos de Davi continuam levantando calúnias cruéis contra ele. Contudo, Davi, seguro em Deus, declara qual é a sua expectativa: "Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes."


Essa é a diferença entre a ansiedade e a expectativa. Enquanto a ansiedade tem na sua raiz a dúvida e a descrença, a expectativa é encharcada de uma fé confiante e esperançosa. A expectativa está na certeza de que o SENHOR manifestará a sua bondade. Sabendo que a bondade dEle nem sempre estará em acordo com a nossa vontade (e é melhor que seja assim). A busca da realização de nossas vontades gera ansiedade. A busca pela presença do SENHOR é descansar contemplando Sua bondade, isso nos fortalece e nos cura.


"Espere no Senhor.

Anima-se, e fortifica-se o seu coração;

espere, pois, no SENHOR." Salmo 27.14


Momento devocional com os gestores do Hospital Evangélico Goiano.













77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como?

bottom of page